ORTODONTIA
A ortodontia e ortopedia funcional dos maxilares são áreas da medicina dentária que previnem e corrigem as irregularidades e posições incorretas dos dentes e maxilares, através de aparelhos fixos e removíveis.

Um sorriso alinhado e com uma estética agradável têm impacto na saúde e na qualidade de vida, pessoal e profissional. Tanto crianças como adultos podem beneficiar de mudanças significativas no seu sorriso.

Como saber se preciso de ortodontia?
Será o médico dentista a avaliar se necessita ou se poderá beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico - um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso dos seus dentes, fotografias e radiografias especiais - o médico dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendada e elaborar um plano de tratamento adequado.

Ortodontia serve apenas para alinhar os dentes?
Esta área da medicina dentária evoluiu muito nos últimos anos e oferece soluções, não só de alinhamento mas também de correção ortopédica dento-facial. Pessoas que têm o queixo saliente ou que necessitam de correção de perfil podem encontrar na ortodontia soluções de tratamento muito ajustadas e com grande taxa de sucesso.

Esteja atento aos sinais:
- Perda prematura ou tardia dos dentes de leite
- Dificuldade em mastigar
- Apinhamento dentário
- Dentes desalinhados
- Deslocação e/ou dor nos maxilares
- Dores de cabeça
- Dificuldade na fala
- Maloclusão (mordida incorreta)
- Desequilíbrio ou assimetria facial
- Cerrar ou ranger os dentes

Se se identifica com alguma das situações descritas poderá necessitar de tratamento ortodôntico:
Sobremordida — os dentes anteriores superiores cobrem quase 100% dos dentes inferiores, conferindo um sorriso desagradável e problemas de mastigação. Os dentes inferiores podem, inclusivemente, estar em contacto com o palato e a gengiva do arco superior.
Mordida cruzada anterior — quando a arcada inferior está projetada muito à frente ou a arcada superior se posiciona muito atrás.
Mordida cruzada — ocorre quando a arcada superior vista de frente não fica ligeiramente maior que a arcada inferior ao morder normalmente.
Mordida aberta — espaço entre as superfícies de mordida dos dentes anteriores e/ou laterais quando os dentes posteriores se juntam.
Desvio de linha média — ocorre quando o centro da arcada superior não está alinhado com o centro da arcada inferior.
Diastema — falha ou espaço entre os dentes.
Apinhamento — Quando os dentes não têm espaço suficiente para se acomodarem alinhados na arcada.

Como funciona um tratamento ortodôntico eficaz?
Diversos tipos de aparelhos - fixos ou removíveis - são utilizados no tratamento ortodôntico. Estes aparelhos funcionam colocando uma leve pressão nos dentes e ossos maxilares. Após o diagnóstico, o médico dentista irá determinar o procedimento ortodôntico mais adequado e mais eficaz.

Qual a idade indicada para iniciar o tratamento ortodôntico?
As crianças devem fazer a primeira avaliação entre os 4 e os 7 anos. Não é necessário esperar que os dentes definitivos nasçam todos para consultar o ortodontista pois muitas correções ortopédicas dento-faciais podem ser realizadas em idade precoce.

Até que idade posso colocar aparelho?
Em qualquer idade. É habitual a colocação de aparelhos ortodônticos em adultos, não só por uma questão estética, mas para resolver uma patologia funcional, o que irá promover mais conforto e qualidade de vida.

Todos os aparelhos são metálicos?
Não, existem aparelhos invisíveis e discretos que são uma opção para quem procura estética e conforto.

Como escolho o médico certo para o meu tratamento?
Certifique-se que o médico tem formação pós graduada em ortodontia e requisite observação de resultados de tratamentos noutros pacientes com condições semelhantes à sua. Verifique se o seu plano de tratamento tem mais do que uma opção, pois, por vezes, o alinhamento não resolve todas as patologias. Se procura tratamento ortodôntico ou ortopédico dento-facial para crianças em idade precoce, saiba se o médico tem casos de sucesso nessa faixa etária.

Resultado do tratamento ortodôntico
Promove a melhoria da auto-estima e a qualidade de vida de crianças, jovens e adultos. Os tratamentos são cada vez mais céleres.